3 de jul. de 2012

Minecraft: Já pensou em jogar no modo multiplayer ?

(Fonte das imagens Gameworkss)
 Uma das partes mais divertidas de jogar Minecraft é a possibilidade de poder se divertir com vários outros amigos no modo multiplayer. Mas, infelizmente, se conectar a outras pessoas não é uma tarefa que possa ser considerada fácil, principalmente quando elas não estão compartilhando uma mesma rede.Por isso, o Gameworkss fez um tutorial passo a passo detalhado que vai ensinar                                                                                                                                  

                          



                    
tudo que é necessário para aproveitar o game com seus amigos, da criação do servidor ao início da jogatina.

Pré-requisitos


 
  • Minecraft Server
 



Configurando o Hamachi


Graças ao Hamachi, você vai ser capaz de simular uma rede LAN entre vários computadores através da internet. Porém, é preciso configurá-lo antes de fazer uso de suas funções. Comece abrindo o aplicativo e clicando no botão de ligar (1).


(Fonte das imagens Gameworkss)

um nome para sua conta e espere que o serviço se inicie. Seu PC deve encontrar uma nova conexão de rede – não se preocupe, é apenas o Hamachi fazendo seu trabalho. Escolha a opção que melhor se encaixar ao nível de segurança desejado, mas é bom avisar que o mais recomendado é a opção “Rede doméstica”, já que ela tem menos chances de bloquear qualquer operação feita pelo software.

(Fonte das imagens Gameworkss)

Se esta for a primeira vez que o Hamachi está sendo utilizado em sua máquina, ele vai oferecer duas opções na janela inicial (2); do contrário, essas mesmas ferramentas estão disponíveis clicando em “Rede” (3).
Aqui, um de vocês deve escolher o item “Criar nova rede” e dar um nome e senha para a sala de seu grupo. Depois, todos os outros devem clicar em “Entrar em rede existente” e, na janela que for mostrada, inserir o mesmo nome e senha usados momentos antes para criar a rede.

(Fonte das imagens Gameworkss)

(Fonte das imagens Gameworkss)
Se todos seguiram os passos do processo corretamente, seu grupo de amigos vai estar listado na mesma sala do Hamachi, como você pode ver na imagem abaixo.




Criando o servidor



(Fonte das imagens Gameworkss)


Logo apos baixar o Minecraft_server, crie uma nova pasta e coloque Minecraft_server dentro.
Abra o Minecraft_server e espere carregar completamente.
Logo apos feche o Minecraft_server, perceba que foi criado varios arguivos, abra o server.properties com o bloco de notas e edite "online-mode=true" para "online-mode=false" e no local "server-ip=" coloque o ip do hamachi.

(Fonte das imagens Gameworkss)

Logo apos de ter feito isso, abra novamente o  Minecraft_server e perceba que ouve mudanças no Minecraft server, esta pronto é apenas mandar ver no game!

(Fonte das imagens Gameworkss)

Conectando ao servidor


Seguindo ou não as recomendações acima, agora você deve ter tudo preparado para entrar em seu mundo multiplayer do Minecraft. Tudo que resta a ser feito é se conectar ao servidor.



Para isso, você vai precisar, primeiro, encontrar a pessoa que está executando o Minecraft Server em sua lista do Hamachi, clicar com o botão direito e, no menu de contexto, escolher o item “Copiar endereço IPv4”. Se o servidor estiver sendo executado em seu próprio computador, basta fazer o mesmo, mas clicando no endereço logo acima de seu nome.

(Fonte das imagens Gameworkss)
       
No próximo passo, entre no game, clique em Multiplayer > Add server, cole o endereço que você acabou de copiar no campo “Server Address” e pressione “Done”. O servidor vai passar a ser mostrado em sua lista de mundos, de forma semelhante ao modo single player. Por fim, clique nele duas vezes para entrar no mundo.



(Fonte das imagens Gameworkss)

Mantenha o executável em uma pasta própria.


Durante seu funcionamento, o Minecraft Server deve criar diversos arquivos menores para armazenar informações do servidor – o que pode gerar uma bela bagunça se ele estiver, por exemplo, em sua Área de trabalho.

Deixe-o no melhor computador


Embora o Minecraft Server seja pequeno, ele pode se mostrar bastante pesado para um computador; principalmente se houverem muitas pessoas jogando ao mesmo tempo. Para evitar que o sistema tenha problemas em processar as informações, deixe-o em um computador com poder de sobra para jogar e manter o servidor funcionando sem lags.

Fazendo seu próprio servidor


Outra opção pode ser dar um uso para aquele seu PC velho e deixá-lo rodando apenas o Minecraft Server junto do Hamachi. Embora esse método seja um pouco mais complicado que os outros e não garanta um jogo livre de lags, ele deve ser suficiente para manter o servidor funcionando sem que ninguém precise sobrecarregar o próprio computador.

Uma boa conexão é importante


Caso todos os computadores do grupo tenham poucas diferenças de “potência”, o melhor é deixar o Minecraft Server funcionando na máquina que possua a melhor conexão. Assim, você garante que o servidor como um todo tenha uma boa velocidade.



“Não consigo conectar”


Você seguiu todos os passos até aqui, mas não consegue entrar no servidor? Calma, a culpa pode não ser sua: o firewall do seu computador pode estar bloqueando a conexão. Então, acesse Painel de Controle > Sistema e Segurança > Firewall do Windows e desative o programa ou coloque o Minecraft como uma exceção.
Em alguns casos, o firewall de seu computador pode vir de algum aplicativo de segurança, como um antivírus. Nessa situação, você vai precisar acessar o programa e desativar a proteção ou mesmo desligar o software enquanto estiver jogando.
Apenas lembre-se de que, no caso de ser obrigado a isso, você deve reativar toda a segurança para evitar que seu PC fique desprotegido.
.....
Com isso, você e seus amigos vão poder jogar juntos sempre que quiserem. Apenas lembre-se de que, embora o servidor possa ser ligado e desligado livremente, é importante tomar cuidado com os arquivos gerados por ele: caso eles sejam movidos ou apagados, todo o mundo do multiplayer pode ser corrompido e perdido para sempre.

4 comentários:

  1. lol qui massa, deu certo aqui, faz tempo que eu tava querendo jogar com os amigos para criar coisas juntos agora eu consegui ^^"
    recomendo

    ResponderExcluir
  2. Tem como vcs explicar melhor (mais detalhado) como criar uma porta do minecraft, eu e meu primo não estamos conseguindo de forma alguma entrar no mesmo mundo, eu entro, mas no pc dele o meu server sempre aparece com aquele bendito "X" vermelho, ja gastei muitas horas tentando fazer essa bagaça funcionar, já estou quasse desistindo de jogar no multiplayer, gosto muito desse jogo viciante, mais queria explorar outros ares, tipo jogar on-line com um amigo. Eu já procurei na net, o mais explicadinho foi o do seu Site. Não me deoxa na mão ok. Mas muito obrigado até agora. PS: A minha versão é Jack sparrow :)
    Valeu Galera, Fico esperando a resposta, apesar de esse topico ser um pouco velho!

    ResponderExcluir
  3. aff quando eu instalo ele nao concigo acha ele!!!

    ResponderExcluir