27 de jun. de 2012

Como configurar o Firewall do Windows


Devemos valorizar o que temos, e às vezes esquecemos do potencial do firewall do próprio Windows. Todo mundo tem uma opinião diferente sobre este Firewall, mas muitos se deixam levar por aquilo que os outros dizem.Sim, o software do próprio sistema traz as regras básicas de segurança. Além disso as atualizações do Windows ajudam a corrigir as eventuais brechas. O usuário tem liberdade para fazer qualquer mudança, editar e criar novas regras para o firewall.







(Fonte da imagem Gameworkss)


Reputação ruím?


Como disse antes, alguns se deixam levar pelo o que escutam e acabam desacreditando no recurso oferecido pelo sistema. Diferente dos outros programas como Comodo, Kaspersky, Zone Alarm, o firewall do Windows não emite alertas toda vez que identifica um novo processo solicitando a rede (Apenas quando necessário). Este silêncio força o usuário a pensar sobre o recurso: Será que esta coisa realmente funciona?

Configurando o Firewall

Entre no Painel de Controle > Sistema e segurança > Firewall do Windows.  A primeira tela pode parecer bem vazia, mas duas opções serão muito úteis para a configuração.
O firewall do windows

                                                                                     (Fonte da imagem Gameworkss)

Permitir um programa ou recurso pelo Firewall do Windows

Nesta janela podemos dizer quais programas poderão se comunicar a rede. Para fazer qualquer alteração você necessita estar logado na conta de Administrador do sistema.
O Firewall do Windows

 (Fonte da imagem Gameworkss)

Configurações avançadas

As configurações avançadas do firewall no Windows 7, permitem que possamos visualizar o tráfego de rede e aplicar regras de filtragens.  Esta parte é muito importante se você busca por mais liberdade e controle.
Firewall  Avançado
                                                                                    (Fonte da imagem Gameworkss)


Para adicionar uma nova regra, basta clicar na opção Regras de segurança de conexão.

Firewall do Windows 7
                                                                                    (Fonte da imagem Gameworkss)
                                                                                                               


Não irei abordar o restante do processo, pois como visto é bem simples. Você irá avançar até chegar a porta ou protocolo que deseja configurar.

Simples, porém útil


Como já abordamos antes, é muito importante habilitarmos um software Firewall o sistema. Embora o programa do próprio Windows não nos ofereça muitas ferramentas (Por exemplo, um simples botão para congelar o tráfego na rede em uma situação de emergência), ainda sim é uma peça essencial para o sistema. Prevenindo do ataque das ameaças mais comuns, que ainda são utilizadas, e que podem colocar em risco a segurança de nossos dados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário