7 de jul. de 2012

6 incríveis obras criadas com softwares de modelagem 3D

(Fonte da imagem Gameworkss)
Você já parou para pensar em como os softwares de modelagem 3D revolucionaram o mundo nos últimos anos? Mais do que permitir mais precisão em projetos, eles garantiram também muita diversão para as pessoas, graças à soma das possibilidades oferecidas com a criatividade. E se você está esperando encontrar um dinossauro gigante feito de LEGO na lista de possibilidades, veio ao lugar certo.
Confira alguns dos projetos mais legais que foram criados com o auxílio dos aplicativos de modelagem 3D da Autodesk e que agora estão exposição na Autodesk Gallery, em São Francisco (Estados Unidos). Vale dizer que seria praticamente impossível montar algo parecido com os exemplos deste artigo sem a utilização dos softwares.

1. Dinossauro de LEGO

Unindo as funcionalidades dos softwares Digital Designer e AutoCAD, foi possível criar e testar modelos para a construção de um dinossauro de 2,51 metros de altura. O projeto inclui a utilização de 62.500 peças de LEGO, todos com as posições calculadas pelos softwares da Autodesk. Para quem quiser comparar com a realidade, o modelo é baseado em um Lambeossauro.

(Fonte da imagem Gameworkss)


2. Torre de Xangai

Em 2014, quando a Torre de Xangai estiver completada, ela terá um total de 128 andares e será a maior construção da China. Uma versão menor da obra (escala 1:85) foi projetada com o AutoCAD para que vários testes de resistência ao vento pudessem ser realizados. Com o projeto, foi possível reduzir o impacto do vento na construção real em 24%.

(Fonte da imagem Gameworkss)

3. Renderização molecular

Impresso em três dimensões, uma réplica da transcrição de DNA para RNA (em escala aumentada de 10.000.000:1) foi totalmente projetada por cálculos realizados pelo AutoCAD. O modelo foi realizado por um estúdio de animação científica chamado Xvivo.

(Fonte da imagem Gameworkss)


4. Sede da Masdar

A Masdar é uma empresa de energia dos Emirados Árabes e a maquete que você pode ver na imagem é uma réplica do que será a nova sede deles. Tudo foi projetado por designers e engenheiros especializados no AutoCAD, inclusive os sistemas de reaproveitamento de recursos – painéis de captação solar, por exemplo.

(Fonte da imagem Gameworkss)


5. Ponte da Baía de São Francisco

A galeria com as obras criadas pelos aplicativos da Autodesk está em São Francisco. Por isso, a cidade não poderia deixar de receber uma homenagem. E ela veio em forma de uma grande ponte – a maior ponte suspensa e autoancorada do mundo –, que é uma réplica da “San Francisco Bay Bridge”, que liga a cidade até Oakland.

(Fonte da imagem Gameworkss)


6. Escaneamento e modelagem 3D

Dezenas de câmeras realizando a varredura de um rosto e um computador realizando cálculos complexos para conseguir projetar a imagem no AutoCAD 123 Make. Depois, uma impressora 3D ou um uma máquina de corte industrial pode colocar o projeto em prática. Na foto, você o rosto do CEO da Autodesk reproduzido pelo sistema.

(Fonte da imagem Gameworkss)

Fontes: Gizmodo e Autodesk Gallery







Nenhum comentário:

Postar um comentário