31 de jul. de 2014

Como recuperar arquivos perdidos e HD em RAW (R-Studio)

Olha pessoal, hoje iremos aprender como fazer a recuperação de arquivos apagados e HD's em modo RAW.
















Bom pessoal pra começar eu vou explicar um pouquinho sobre o programa, o R-Studio é capaz de recuperar arquivos e partições perdidas ou excluídas acidentalmente. O software funciona mesmo depois do uso do FDisk ou outros gerenciadores de partição. Ou seja o R-Studio é o programa ideal para quem perdeu aquela foto com os amigos ou até aquele arquivo que não é muito importante que vale meio milhão de dólares.

Pra começar vamos baixar a ultima versão do programa, você pode baixar pelo Baixaki (lembrando que é um programa pago, então, pelo Baixaki esta disponível a versão gratuita para testar) ou a versão pi-pi-pi-tchu aqui no Kickass.

Depois de instalar o programa, abra ele já com o HD ou PenDrive CD, DVD, Disquete, MP3 conectado ao PC, se for o próprio HD do PC então é só abrir o R-Studio, lembrando que quando o HD ou PenDriver é utilizado fica mais difícil recuperar uma arquivo pois outros arquivos podem subscrever os clusters do HD ou PenDriver, logo o programa já vai mostrar para você os dispositivos que estão conectados ao PC, nesse exemplo eu deletei uma foto dentro do meu PenDriver, então irei selecionar o meu PenDriver.


Logo apos verificar qual é o dispositivo que esta o arquivo que ira ser recuperado, clique com o botão direito e em pesquisar.


Na janela seguinte vai ser a principal tela do seu processo, é nela que ira decidir o que vai ser recuperado, se não tiver certeza do que é ou se quiser recuperar tudo que foi perdido então deixe como esta, por padrão vai vir com as configs que estão na imagem acima, isso ira pesquisar tudo no seu dispositivo, inclusive o que ainda tem nele. Se você já sabe o que ira recuperar é só clicar em "Tipos de Ficheiro Conhecidos..." desmarcar todas as opções e deixar apenas o tipo de arquivo que você vai querer. Quando estiver pronto aperte em "Pesquisa".


Pode demorar de minutos a dias dependendo do tamanho do dispositivo, para ver o tempo que vai demorar é só olha na barra inferior no programa, lá vai ter todas as informações do processo.


Terminando a pesquisa, você vai encontrar os resultados do dispositivo que foi feito a pesquisa, pode ser que esteja com vários resultados pois ele ira ti mostrar do arquivo que esta corrompido até os arquivos que sem problema algum ele recupera 100%, para ver todos os arquivos encontrados basta dar clique duplo no primeiro resultado, que ira mostrar todos os arquivos.


Logo apos vai poder ver todos os arquivos encontrados no seu dispositivo do mesmo jeito que estava antes de ser formatado ou apagado, basta clicar na pasta que o arquivo estava e selecionar ele. Clique em recuperar e então selecione onde vai querer guardar o arquivo.

Atenção: Quando for recuperar um grande quantidade de arquivos, por exemplo um HD em modo RAW, não salve os arquivos na "fonte", ou seja, não salve os arquivos no mesmo HD que esta recuperando.

Pronto, seu(s) arquivo(s) já esta(m) recuperado(s) e pronto para ser deletado novamente.

Qualquer duvida, basta enviar um comentário que respondo assim que possível. Flw's Vlw's Fui's.

3 comentários:

  1. Fala aí, cara estou fazendo isso com meu HD que está em RAW.
    Meu HD tem 1Tb, e está fazendo o scaneamento mas diz que irá levar ainda 10 meses e 3 dias Oo
    Isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo da uma olhada no S.M.A.R.T do seu HD com o CrystalDiskInfo http://crystalmark.info/download/index-e.html

      Nesse programa ele vai mostrar o estado do seu HD

      ...Mais mesmo se vc esperar alguns minutos ele continua aparecendo 10 meses?

      Excluir
  2. Bom dia, Amigo! Tenha esperanças! Tenho o mesmo problema que você. Usei meu HD externo por vários meses normalmente (ELE FOI FORMATADO COMO NTFS). Hà poucos dias as 4 partições dele apareceram como RAW. Consegui ´´transformar`` 2 das 4 partições para NTFS usando o Prompt de Comando. Digitei CHKDSK M:/F o Windows corrigiu a partição. Ela voltou a aparecer como NTFS. Digite CHKDSK dê um espaço e digite a letra da partição(no meu caso M:) digite /F e click ENTER. As outras duas partições não consegui corrigir. O Windows informou: ´´ O tipo de sistema de arquivos é NTFS. O primeiro setor de inicialização NTFS está ilegível ou corrompido. Lendo o segundo setor de inicialização NTFS. Não é possível determinar a versão do volume e seu estado. CHKDSK anulado.`` Estou tentando usar o programa gratuíto TestDisk para recuperar as outras 2 partições. Se eu conseguir vou postar aqui. OBS: Tenho pouca ´´instrução``. Se alguem puder fazer uma crítica sobre minha resolução e ou redação; por favor, faça. Ficarei feliz! Obrigado!
    paulinhoCesar Cardinot
    29 pessoas acharam isso útil
    Útil
    Responder
    RFRômoloAugusto Ferreira Alves respondido em novembro 30, 2012
    Caro amigo VANCLECIO CRISANTO seu problema e simples. Meu HD externo de 750 GB arrumou em 20 segundos. De o seguinte comando no cmd como admin.
    chkdsk c: /a unidade que esta como seu hd externo q arrumará. Abraços

    ResponderExcluir